segunda-feira, 4 de julho de 2011

Unindo o útil ao agradável


Olá galera, estão vendo essa casa logo acima? Pois é, a princípio pode parecer uma casa comum, simples, mas o interessante é o material com que ela foi feita...

Trata-se de uma casa feita de garrafa pet, isso mesmo, garrafa pet! Genial , não?!

O projeto foi idealizado por Antônio Duarte, do Espírito Santo, o qual desenvolveu uma técnica de construção de blocos com areia, cimento e garrafa. Porém as garrafas já vem sendo usadas pelo governo boliviano na construção de casas a um bom tempo.


Primeiro enchem-se as garrafas com terra, organiza-se elas em colunas , unta-as com cimento e entrelaça-se com arame ou barbante , como na foto.

Prepara-se a afiação elétrica e hidráulica.

Para esta casa foram usadas 2.700 garrafas, gastando-se apenas 8.000 reais na construção toda.

Depois de feitas as colunas reveste-se com cimento, até a altura das tampas.


O projeto foi levado para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foram feitos testes de laboratório. O resultado surpreendeu, dando resultado de 1,94 MPa (Mega Pascal), medida de resistência. A tolerância para blocos de concreto, de acordo com o autor da ideia, é de 1,5 MPa.

Além do baixo custo e do fator reciclagem, a casa de garrafas possui outras vantagens.
“Os tijolos são materiais que absorvem calor e não conseguem dissipar. Com esses blocos feitos com garrafas, as casas ficarão bem mais frias”. Antonio comentou também que o valor de R$ 8 mil para cada unidade é, principalmente, porque as garrafas atuam como economizador de cimento.


Outros projetos...



Realmente uma ideia que merece ser levada à frente, podendo proporcionar o sonho da casa própria a muitas famílias, além de ser uma excelente forma de reciclar as garrafas pet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário